quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Semana de 22

Semana da Arte Moderna: 
Diário

Lá estava eu em São Paulo, na “flor” da idade e ainda começando a vida, ano de 1922 que estava apenas começando mas que aguardava várias emoções; Fevereiro dizia o convite que tinha em mãos, seria a Semana da Arte Moderna intitulada como a tão esperada “Semana 22”, só sabíamos que era um grande evento e que surgiu com a ideia da independência cultural brasileira e neste evento estariam presentes grandes artistas da época, como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Villa-Lobos, Oswald de Andrade entre outros destaques.
            Chegou o grande dia, Teatro Municipal lotado, todos ansiosos para descobrir a tal semana 22. Já na leitura de um poema de nome Os Sapos o clima mudou, o poema de Manuel Bandeira foi declamado por Ronald de Carvalho, ou melhor a tentativa do mesmo ser declamado, pois os presentes assim como eu, achamos ridículo de princípio, sem rimas, sem todo o “clima poético” e vaiamos sem dar a oportunidade de seu término. Mas os rompantes modernistas não pararam por aí, nesses três dias de eventos poderiam voltar a ocorrer. Dia 17 da Semana 22, esperava pela apresentação musical de Villa-Lobos, para minha surpresa e para os demais presentes, ele se apresentou calçando em um pé um sapato, e em outro um chinelo, como é de se esperar gerou revoltas e desentendimentos pois tudo acabou se originando por causa de um calo. Como desde o início, a semana estava incompreendida, fomos surpreendidos pela notícia de que Monteiro Lobato negou -se a participar do evento por ter ideias estrangeiras ou quem sabe temia que acabassem com o sentido das obras até então padronizadas, e assim encerrava-se a semana de 22.
            Após fechar o diário escrito a 94 anos por minha vó, tenho uma noção do quão incompreendida foi a Semana de Arte Moderna para a época, mas que mal se esperava que se  tornasse fundamental para a nossa cultura atual, tudo isso me levou a querer viajar no tempo para poder viver esta semana...

             Marciele Vergopolan dos Santos /3ª1 E.M / 2016
Resultado de imagem para semana de arte moderna de 1922
Resultado de imagem para semana de arte moderna de 1922

Nenhum comentário:

Postar um comentário